Sobre Cerâmica

A Diferença entre: Cerâmica  Base Vermelha x Cerâmica Base Branca

Atualmente os processos cerâmicos para fabricação de placas cerâmicas para revestimento não apresentam discriminação quanto às características, pois podem ser feitas de argila pura (a Vermelha) ou misturada a outros minerais (a Branca).

O produto de base vermelha ou processo de via seca, como é chamado, é composto com argilas da região de Santa Gertrudes, maior polo cerâmico do Brasil.

Essa argila é rica em ferro (O QUE DA A COLORAÇÃO NA MASSA) e é extraída de jazidas, pelo processo de escavação, com máquinas de grande porte.

Depois de extraída, é transportada às áreas de estocagem, onde permanece “descansando” ou “depurando” por mais de um ano. Depois, a argila é espalhada com máquinas em grandes terreiros para secagem. Em seguida, a argila é transportada para os moinhos, onde é triturada e moída, passando do estado de pequenos torrões para o estado de “micros grãos”, e fica armazenada em grandes seus, sendo posteriormente transportada através de esteiras para as prensas, para a fabricação de pisos e revestimentos.

Base Branca passa por um processo produtivo onde são utilizadas de 7 a 9 matérias-primas, tem a adição de água na moagem (via úmida), a massa além de atomizada é refratária, tem maior porosidade e, portanto a base do produto final com uma cor mais clara.

BASE BRANCA permite ao fabricante um controle maior sobre o processo de produção e costuma ser bem mais “cara” do que a vermelha, porém se fabricadas dentro de critérios, têm a mesma Qualidade.

Uma boa queima se obtém com tempo e temperatura independente da BASE ser branca ou vermelha, pois a alta tecnologia com a massa preparada por Via Seca (a Vermelha), certamente o produto obtido com a massa vermelha será muito bom.

Com as argilas, é preciso um processo adequado de tratamento, respeito às Normas Técnicas e procedimentos utilizados. A cor em si nada determina, é o Processo Industrial que vai determinar a Qualidade do produto, o mais importante é optar em adquirir revestimentos cerâmicos certificados e adequados para o uso pretendido.

O Órgão Certificador é quem fiscaliza o produto constantemente, e essa é a garantia do consumidor.

Importante:
Segundo a norma brasileira do setor cerâmico NBR 13.818 e a ISO 13.006 – norma internacional – no mínimo 95% das peças devem estar livres de defeitos superficiais. Portanto, caso o número de peças defeituosas estiver dentro deste limite (5% do lote adquirido) o lote é considerado adequado. Utilize estas peças com pequenos defeitos para recortes.

FUNÇÃO DA CERAMICA
• Proteger a base e a estrutura da construção: pisos e paredes;
• Decorar dar acabamento para o espaço transmitindo conforto físico e psicológico

UTILIZAÇÃO DA CERÂMICA
O revestimento cerâmico é o material que mais atende às diversas necessidades de cada ambiente. Pode ser utilizado nos pisos ou paredes de ambientes residenciais ou comerciais, tanto em áreas externas como varandas, sacadas, calçadas, piscinas e fachadas, como em áreas internas: banheiros, cozinhas, áreas de serviço, salas, quartos, escritórios, halls e escadas.

Para a instalação contrate um profissional qualificado, pois a qualidade e a beleza do ambiente dependem de uma boa colocação do revestimento.